Clubes

Memória: há 24 anos, Sport goleava o Fluminense na Ilha do Retiro

O jogo valeu pela primeira fase do Brasileirão de 1996 e teve como destaque o volante Leomar, autor de três gols.

img

A história entre Sport e Fluminense completou 70 anos neste 2020, porém quando se fala nesse confronto tendo como palco a Ilha do Retiro muitos rubro-negros citam o jogo que registrou a vantagem mais elástica do confronto, que, inclusive, completou 24 anos na última segunda-feira (14). O time da casa impôs uma goleada de 6x0 na equipe que, na época, era comandada por Renato Portaluppi, que assumira o time de forma interina. O jogo valeu pela décima rodada do Brasileirão de 1996.

Quem brilhou neste dia foi o volante Leomar, que conseguiu um hat-trick - três gols no mesmo jogo. Ele iniciou a goleada aos sete minutos e fechou a conta aos 47 do segundo. Ele ainda fez mais um aos 31 do segundo. O atacante Luís Muller marcou duas vezes, aos 40 do primeiro e 15 da etapa final. O zagueiro Ildo também deixou o dele, aos sete da segunda parte da partida.

Outro jogador que também ajudou a construir aquele placar foi o goleiro Albérico, que defendeu uma penalidade. O Sport teve a seguinte escalação: Albérico; Dário (Bal), Ildo, Chico Monte Alegre e Dedé; Rogério, Leomar, Wallace e Chiquinho; Luis Muller (Marcelo) e João Paulo. Técnico: Hélio dos Anjos.

E como o assunto é jogo na Ilha do Retiro, a casa rubro-negra viu mais vitórias de seu dono quando teve o Flu pela frente. No total foram 20 jogos com oito vitórias do Sport, oito empates e quatro derrotas do Fluminense. Os pernambucanos marcaram 29 gols contra 23 do rival. Essa relação também inclui dois jogos pela Copa do Brasil nas edições de 1992 e 2003.