Arbitragem

Pré-temporada dos árbitros pernambucanos segue até sexta-feira

As atividades começaram no início desta semana.

img

A Comissão Estadual de Arbitragem de Pernambuco (Ceaf-PE) segue trabalhando a todo vapor na preparação para o Campeonato Pernambucano Série A1/ 2018. Na tarde desta quinta-feira (11), o quadro de árbitros da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) assistiu a lances polêmicos do Campeonato Brasileiro da Série A 2017 e realizou testes sobre aplicação da regra.

Além do presidente da Ceaf-PE, Emerson Sobral, da assistente social Neide Gama, dos membros Francisco Domingues e Eric Bandeira e da psicóloga Bárbara Gayo, a atividade contou com a participação do instrutor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Sérgio Cristiano, que comandou o trabalho.

O ex-árbitro assistente da FPF e FIFA, Eric Bandeira, ressaltou a importância deste tipo de exercício. “Os lances polêmicos são os mais difíceis de elucidação, então a gente massifica e mostra aos árbitros os lances mais complicados, como episódios para cartão amarelo ou vermelho, dentro ou fora da área. Por isso, repetimos as jogadas e aplicamos os conceitos da regra para determinar as punições disciplinar e técnica, pois esses lances acontecem nos jogos normalmente. Então quando um árbitro vem aqui, ele aprende qual decisão tomar durante o jogo e fica mais creditado a tomar a decisão correta”.

A pré-temporada da arbitragem pernambucana se encerra nesta sexta-feira (12). Pela manhã, das 7h às 10h, acontece uma atividade técnica integrada no Estádio Grito da Republica, em Olinda. À noite, no salão nobre da FPF, o encerramento do curso será concluído com uma reunião com o presidente da FPF, Evandro Carvalho.