Federação

FPF apoia campanha #AMEjoaobernardo

Criança foi diagnóstica com uma doença neurodegenerativa. Vários jogadores e ex-jogadores estão apoiando a campanha.

img

E de repente a vida prepara surpresas que não estão nos nossos planos. Foi assim com Edilberto José Duda, pai de João Bernardo, de apenas nove meses de vida. No dia 15 de fevereiro deste ano, o diagnóstico de AME Tipo I (Atrofia Muscular Espinhal) chegou para a família do pequeno. Uma doença neurodegenerativa, que é caracterizada por causar fraqueza e atrofia muscular progressiva, além de prejudicar os movimentos voluntários mais simples como sentar e andar.

A luta para preservar a vida de João Bernardo começou logo após o diagnóstico da doença. Neste mês, o pai do pequeno procurou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) em busca de apoio na divulgação da campanha.

Ex-jogador de futebol nas categorias de base do Santa Cruz e do Sport, Edilberto e sua família iniciaram em abril um movimento para arrecadar dinheiro para o tratamento de Bernardo. O custo para a realização dos procedimentos médicos gira em torno de R$ 3 milhões só no primeiro ano. Para tentar levantar esse dinheiro Edilberto, junto com a sua família, iniciou a produção de camisas com a foto do filho para vender aos amigos no valor de R$ 20.

A campanha ganhou força e o apoio de jogadores e ex-jogadores que doaram camisas de clubes autografadas, com o intuito de iniciarem um leilão por cada peça recebida para chegarem ao valor do tratamento. Um dos atletas que abraçou o movimento foi Zico, ex-jogador da Seleção Brasileira, que doou uma camisa autografada usada por ele na Seleção e no Clube Regatas do Flamengo.

Derley, Negretti e Bérgson Berg são alguns dos jogadores que estão participando da ação. Personalidades do estado também entraram em campo e estão tentando ajudar a família de Bernardo. O cantor Almir Rouche e a cantora Irah Caldeira deixaram mensagens nas redes sociais do menino pedindo doações.

Na última semana a campanha ganhou mais um apoio de peso. O humorista brasileiro Tirulipa gravou um vídeo e pediu aos internautas que ajudassem o pequeno.

Para conhecer a história de João Bernardo e saber como ajudar basta seguir a página @joaobernardoametipo1 no instagram.

A FPF torce para que ele tenha uma vida saudável e feliz como qualquer outra criança e espera que a campanha ganhe ainda mais força para que ele possa iniciar o tratamento.